Halving Bitcoin

Neste momento é uma pergunta muito interessante para ser respondida, pois, já se aproxima o Halving e ainda não vemos grande valorização do Bitcoin, ou seja, será que o Halving vai trazer impactos positivos para o preço ou vai passar despercebido e só vamos ter mesmo esse aumento de preço quando esta epidemia acabar toda!?





Índice

  1. O que é o Halving?
  2. O Halving irá influenciar no preço do Bitcoin?
  3. Saiba como o Halving afetará o setor de mineração?
  4. O Bitcoin vai resistir à crise e valorizar após o Halving?

O que é o Halving?


É uma “regra” inserida no código do Bitcoin pelo criador da criptomoeda. Essa regra determina que a cada 4 anos, a quantidade de Bitcoins criados seja reduzida pela metade, então os mineradores teriam cada vez menos recompensas em Bitcoin. Essa redução é chamada de “halving”. É um evento programado para acontecer a cada 210.000 blocos (aproximadamente 4 anos). Em cada evento de halving a emissão de novas criptomoedas é reduzida pela metade.

Embora não saibamos o real motivo do criador do Bitcoin implementar o halving, ou exatamente como evento afeta o preço do Bitcoin, a teoria mais popular é que o halving foi projetado para aumentar a escassez e, sendo assim, diminuir a oferta de Bitcoins e consequentemente aumentar o preço do Bitcoin.



O Halving irá influenciar no preço do Bitcoin?

Os mineradores de Bitcoin usam equipamentos de alto desempenho, lutando entre si para adicionar novos “blocos” ao livro-razão e assim ganharem a recompensa que atualmente é de 12,5BTCs, o próximo halving que ocorrerá no mês que vem, vai reduzir essa recompensa para 6,25.


O histórico do preço do Bitcoin mostra que um ano após os dois últimos halvings, em novembro de 2012 e julho de 2016, o Bitcoin aumentou cerca de 80 vezes e 4 vezes, respectivamente. Não está claro quanto dessas porcentagens estão relacionadas ao halving, ou outros fatores. Para os traders o halving será muito positivo porque gera muita atividade no mercado, mas para os mineradores que possuem grandes quantidades de Bitcoin, a volatilidade é um problema. Para eles, a estabilidade de preços oferece maior previsibilidade para investimentos em novos equipamentos.


To the Moon
“Assim como nos halvings anteriores, o preço do Bitcoin tende a subir nos meses seguintes”, disse ele. “É um cenário simples de oferta e demanda.”
           - Danny Scott


Opinião

Ou seja, segundo alguns especialistas é esperado o aumento do preço no Bitcoin no entanto, penso que o mercado ainda não tem sustento que chegue para vermos uma subida enorme nos próximos meses, por exemplo os famosos 20 000$ a tão esperada barreira que todos querem passar! 
Por outro lado, penso que o preço entre os 6000$ e os 7000$ está já bem consolidado e já tem algumas bases e força para se manter por essa faixa.


Saiba como o Halving afetará o setor de mineração?

Alguns analistas estão esquecendo de inserir em suas análises que outro fator pode impactar o preço do Bitcoin, além do halving também precisamos estar atentos a como o halving afetará a mineração do Bitcoin.

O Halving pode levar a algumas mudanças no setor de mineração de Bitcoin. A rede pode tornar-se mais lenta, as transações podem ficar mais demoradas e pode haver menos liquidez nos mercados, porém as mais recentes tecnologias de dimensionamento de rede estão prontas para agir e resolver esse problema.


Mas com a recente queda de preço do Bitcoin, a mineração corre o risco de se tornar menos rentável ​​no curto prazo e, com o Halving, as coisas podem se tornar ainda mais complicadas para os mineradores”, disse Ehrlich. “Por causa disso, algumas empresas de mineração com equipamentos desatualizados foram forçadas a fechar.”

Por enquanto apenas uma empresa de mineração fechou, a BytePool anunciou esta semana que encerraria suas operações por causa do próximo halving. Pode parecer pouco, mas é algo preocupante, por isso precisamos ficar atentos a influência do halving nas pequenas mineradoras.


Opinião

É de esperar que as empresas que têm equipamento mais antiquado sofra com o Halving visto que a recompensa vai descer para metade, e o preço está a manter-se e não estamos a assistir ao tão esperada subida. O grande problema é que apenas os grandes investidores e que tenham realmente bons equipamentos para uso de mineração iram conseguir se manter ativos, e devido a isso pode causar vários fatores como rede mais lenta, transações mais demoradas, e o poder de mineração mais centralizado, visto que para apenas uma pessoa normal, não compensa comprar uma dessas maquinas porque apesar de serem caras vão gastar muito e produzir pouco, ou seja, não seram rentáveis para conseguir dar ROI.


O Bitcoin vai resistir à crise e valorizar após o Halving?

É preciso ter ter uma visão de longo prazo quando for associar o Bitcoin com o mercado financeiro tradicional. Já é notório uma separação entre o BTC e classes de ativos mais tradicionais.

Vale lembrar que o Bitcoin despencou mais de 50%, chegando a ser negociado por US$ 3.800 há duas semanas atrás, mas o Bitcoin hoje registra uma alta de cerca de 90% depois da desvalorização por conta do Coronavírus”.


O Bitcoin tem se afastado da correlação com o mercado de ações globais, se desenvolvendo similarmente ao ouro, à medida que os investidores buscam um ativo com característica de reserva de valor para proteger seus investimentos”. Por isso podemos acreditar sim, que o Halving impactará positivamente o preço do Bitcoin.

Opinião

Sim, penso que não sera esta crise que vai derrubar ate pode fortalecer visto que todos os países estão em graves problemas por causa da economia que vai ser bastante abalada, e o Bitcoin como é descentralizado e não se pode “imprimir Bitcoin” pode ser um refugi para quem quer fugir á crise que ainda está por vir.

Comentários